terça-feira, 14 de agosto de 2012

Expressas (4)

Painel de controle do ERTMS instalado em um trem coreano.

ERTMS em testes? A Supervia, respondendo em seu Twitter sobre o uso dos chineses no horário de rush nos serviços para Bangu e C.Grande assim me respondeu:
RT @SuperVia_trens Ola, Andre. Os trens chineses rodam em Deodoro, pois lá está sendo testada a nova sinalização que permite melhor desempenho.

 2005 15 já está equipado com ERTMS, na seta vermelha o módulo de transmissão da unidade.

Fica a dúvida no ar: O ERTMS já está em funcionamento, sob caráter de teste? Muitas evidencias apontam que sim: No trecho Deodoro-Central as balizas já foram instaladas em toda extensão. Trens coreanos já estão com os STM(Módulos de Transmissão Específica) para interpretação e codificação dos dados enviados pelas balizas e os computadores de bordo para visualização gráfica dos dados pelo condutor também. De qualquer modo, é uma boa notícia saber que o ERTMS está sendo finalizado e irá começar a operar pra valer brevemente no principal trecho da Supervia. 


Reparado: O 3007, que sofreu um trinco no parabrisa devido a uma pedrada,  conforme informado nas últimas expressas, já foi reparado e opera normalmente. Veja abaixo o estado que ele se encontrava:



Senhora Leopoldina: A Supervia anunciou na última semana que fará a reforma e restauração da estação Barão de Mauá, na qual o projeto aguarda liberação do Iphan e Inepac. No entanto, nada foi afirmado sobre retorno das operações ferroviárias da empresa na estação. 



Bitolinha: No último final de semana houve interrupção dos serviços do ramal Vila Inhomirim, que foi atendido por ônibus sem acréscimo tarifário. O motivo foi a retirada de duas GE U12 inativas(segundo informações, 2362 e 2363) para serem encaminhadas a reforma. Elas foram transportadas por caminhões e dão continuidade a melhoria das locomotivas e vagões que operam nos ramais da bitola métrica.


Caiu a rede, é avaria... Ontem(13/08) o ramal de Santa Cruz apresentou atrasos e intervalos irregulares a partir do final da tarde. Às 16:20 a Supervia informou no áudio das estações que "devido a atos de vandalismo nas proximidades da estação Santíssimo" - provavelmente o furto dos cabos, a circulação dos trens paradores para Campo Grande estava suspensa. O ramal Deodoro foi servido por paradores indo até Deodoro e Bangu, e passageiros interessados nas estações posteriores a Bangu deveriam dar preferência ao Santa Cruz, que trafegava em via única no trecho de Bangu até Campo Grande. Segundo posicionamento oficial, houve queda de 600m de rede aérea, detectados por um trem que não pôde prosseguir sua viagem as 15:40. Os passageiros deste trem tiveram que desembarcar na via e seguir caminhando até Santíssimo. A circulação esteve prejudicada durante a noite, com muitos trens com destino a Santa Cruz e Bangu aguardando sinalização no trecho Deodoro-Bangu, devido ao tráfego em via única nas proximidades de Santíssimo.Os reparos pernoitaram, os intervalos continuaram irregulares durante a manhã e a circulação foi normalizada somente na tarde desta terça-feira, 24 horas depois do ocorrido. 

2005 16 lotado, para Santa Cruz: Consequência da queda de rede aérea em Santíssimo.


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