domingo, 6 de maio de 2012

O retorno. Tudo ou nada mudou?




Um dia, eu deixava de postar neste blog. Estava muito preocupado com minhas obrigações no colégio, e os trabalhos me apertavam e claro não conseguia ter todo o tempo necessário para postar. 


Isso foi em 2010. Um hiato que está mais para um ponto-e-parágrafo. Até agora.


Muitos me sugeriram dar continuidade ao blog. Outros tantos elogiaram meus posts. E vejo que não há hora mais favorável pra retornar do que agora.


A Supervia mudou nesse tempo? 

Diria que sim. Quando deixava de postar,ainda vivíamos sob a expectativa dos novos trens chineses. Agora, estamos extasiados com a vinda dos mesmos, numa velocidade que a todos nos surpreende. Nova administração com a Odebrecht Transport de acionista majoritária da mesma, o novo sistema de sinalização enfim começa a ser implantado, e o sistema de intervalos é adotado pela empresa. Guapimirim finalmente passa para a concessionária, Silva Freire é reativada, Oswaldo Cruz é reformada.


Dois trens chineses. Estes já são os trens 3009 e 3013.Quem imaginava isso acontecendo após menos de 8 meses da entrega da primeira unidade(3001), há dois anos atrás?


 Diria também que não. Quando deixava de postar, colocávamos esperança na reforma dos trens abandonados em São Diogo e nas unidades outrora reformadas sem ar pelo Governo do Estado em 2001. As unidades baixadas em São Diogo e em Deodoro viraram sucata, foram cortadas e tiveram um trágico - e esperado - destino. Péssima reforma vem sendo realizada nos 700, absolutamente discutível em todos os pontos de sua reforma feita pela T'Trans. Os problemas continuam a ocorrer, a imprensa superdimensionando eles e pressionando por rápidos resultados que obviamente não se aplicam a ferrovia. A pressão por rápidos resultados geram soluções paliativas que vem sendo essa reforma dos 700 e também dos 500 encomendadas a T'Trans e MPE, que obviamente fazem melhor do que isto. E a "cartilha" pode ser seguida também nos 900.





Unidade 724, primeira reformada pela T'Trans, recebeu ar-condicionado de ônibus e manteve as janelas antigas, só que seladas. Ganhou uma máscara nova em cima da antiga original, inúmeros problemas e reclamações. Só nessa foto ele ficou bonito. 


Imparcial, eu? 

Talvez.  

O que aconteceu de lá para cá no transporte ferroviário carioca? Vocês que estão lendo, me respondam. De lá pra cá tudo mudou, óbvio. Seu ponto de vista é quem analisará se a mudança foi positiva, negativa ou nenhuma.

Deixo o aviso: os posts continuarão inconstantes. Os posts relacionados a história das séries da Supervia estão de pé, claro que serão alterados de acordo com a necessidade. Penso seriamente em continuar os posts sobre a história do Metrô, mas não deixarei de falar sobre o mesmo.Enfim, terei novidades que irei apresentando ao decorrer dos meus posts por aqui. 

Até a próxima postagem, espero eu melhor elaborada que esta. =D


Nenhum comentário: